O espetáculo na Capela Santa Maria contará com as presenças dos fundadores da Camerata Antiqua, Roberto de Regina – também maestro emérito do grupo – e da cravista Ingrid Aide Müller Seraphim, que serão homenageados na ocasião, juntamente com o violinista Walter Hoerner, que integra a Camerata Antiqua desde a sua primeira formação. Nesse dia, a performance da Camerata será antecedida pela palestra do maestro paulista Osvaldo Colarusso, às 19h45. O músico tem atuado frente às principais orquestras do país, acumulando a regência de mais de 500 concertos. A iniciativa de acrescentar comentários de um profissional da música tem por objetivo permitir uma melhor apreciação do programa, revelando ao público detalhes da produção.
O regente convidado para o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, Luís Otávio Santos, enfatiza a dificílima interpretação da “Missa Lord Nelson”, uma das obras mais importantes do repertório da Camerata. Considerada de grande virtuosismo, a peça datada de 1798 marca a maturidade musical de Haydn e é extremamente dramática em seu contexto melódico e rítmico, valorizando todas as emoções.
Cantores convidados – Para a apresentação da “Missa Lord Nelson”, um dos últimos e monumentais trabalhos sacros de Haydn, a Camerata Antiqua de Curitiba contará com a participação de cantores que desenvolvem carreiras internacionais. A soprano argentina Graciela Oddone exibe em seu currículo inúmeras óperas e concertos de todos os períodos musicais, com atuações em diversos países europeus. Outra convidada é a paulista Adriana Clis (meio-soprano), que estudou em Moscou (Rússia) e Milão (Itália), também acumulando apresentações na França e na Alemanha.
No naipe de vozes masculinas estão o tenor catarinense Marcos Liesenberg e o barítono austríaco Norbert Steidl, atualmente residindo no Brasil. Com trabalhos desenvolvidos na Áustria, Alemanha e Itália, Marcos Liesenberg é um dos destaque no cenário lírico nacional, cantando nos principais teatros e com as mais notáveis orquestras brasileiras. Nascido em Lienz (Áustria), Norbert Steidl é mestre em canto pela Universidade Mozarteum de Salzburg, tendo se apresentado em numerosos concertos na Europa e Ásia, dominando um vasto repertório camerístico.
O regente – Luís Otávio Santos é formado em violino barroco pelo Koninklijk Conservatorium Den Haag (Holanda). Nos 15 anos em que morou na Europa, o músico atuou em destacados grupos, sendo spalla e solista, desde 1992, da renomada orquestra barroca belga “La Petite Bande”, dirigida por Sigiswald Kuijken. Com a orquestra tem realizado turnês por toda Europa, China, Japão, México, Argentina, Colômbia e Chile, além de gravar dezenas de CDs e programas para as televisões belga, francesa e japonesa.
O músico ainda liderou outros conjuntos europeus, entre eles “Ricercar Consort” (direção de Philippe Pierlot), “Le Concert Français” (direção de Pierre Hantai), “Nederlandse Bachverening” (direção de Gustav Leonhardt) e “Den Haag Baroque Orchestra”. Foi professor de violino barroco na “Scuola di Musica di Fiesole”, em Florença (Itália), de 1997 a 2001, e no “Conservatoire Royal de Musique de Bruxelles”, de 1998 a 2005.
Na sua discografia solo destacam-se a integral das Sonatas de Johann Sebastian Bach, ao lado do cravista Peter-Jan Belder, para o selo holandês Brilliant; As Quatro Estações de Vivaldi com La Petite Bande, pelo selo belga Accent; e as Sonatas para violino de J. M. Leclair, para o selo alemão Ramée, gravação que recebeu o prêmio “Diapason d´Or”, a maior distinção francesa concedida a um registro fonográfico.
Luís Otávio Santos integra o conselho artístico da Camerata Antiqua de Curitiba, além de responder pela direção artística do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG), que tem mais de 20 anos de história. Nesse evento é também regente da Orquestra Barroca do Festival, que já gravou nove CDs e um DVD com obras brasileiras e europeias, em registros inéditos no Brasil.
Luís Otávio Santos integra o conselho artístico da Camerata Antiqua de Curitiba, além de responder pela direção artística do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG), que tem mais de 20 anos de história. Nesse evento é também regente da Orquestra Barroca do Festival, que já gravou nove CDs e um DVD com obras brasileiras e europeias, em registros inéditos no Brasil.
Em 2007, Luís Otávio Santos foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura por seu envolvimento com a cultura nacional e reconhecimento à carreira internacional. Também é fundador e coordenador do Núcleo de Música Antiga da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, no qual ministra aulas de violino barroco desde 2008.
A Camerata – A Fundação Cultural de Curitiba festeja, neste mês de março, as quatro décadas de sucesso da Camerata Antiqua de Curitiba, um de seus grupos artísticos permanentes e símbolo musical da cidade, nascido em 1974. De apresentações pelo Brasil e pelo mundo, a Camerata Antiqua acumula mais de mil espetáculos, além de ter sido o embrião da Oficina de Música de Curitiba, evento que desde 1983 transforma a cidade, no mês de janeiro, em palco para músicos brasileiros e de vários outros países.
Ao longo dos anos, a Camerata Antiqua conquistou a posição de verdadeira instituição da música, no Brasil, contribuindo para o nascimento de nomes importantes da música nacional e até internacional. O grupo gravou oito elepês e seis CDs, com um repertório que abrange composições dos grandes nomes da música erudita universal.
O Coro da Camerata Antiqua desenvolve, desde 1982, uma carreira paralela, da mesma forma que a parte instrumental da Camerata passou a ser chamada, a partir de 1989, de Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Dessa forma, a Camerata Antiqua mostra que versatilidade na execução da música antiga e contemporânea é elemento fundamental de um trabalho contínuo, verdadeiro legado à cultura brasileira.
A Camerata Antiqua de Curitiba levará ao público, ao longo de 2014, alguns dos mais marcantes concertos de sua vitoriosa trajetória de quatro décadas. Até o final do ano, serão 31 concertos da Camerata e de seus grupos independentes, Coro e Orquestra, contando como convidados com regentes e solistas brasileiros e estrangeiros, além de 17 apresentações didáticas do programa “Música pela Vida”, atendendo a diferentes instituições sociais.
Serviço:
Aniversário de 321 anos de Curitiba
Início das comemorações dos 40 Anos da Camerata Antiqua de Curitiba.
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Luís Otávio Santos, na abertura da temporada 2014 de concertos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. No programa está a “Missa Lord Nelson” (ou “Missa in Angustiis”), do austríaco Joseph Haydn (1732 – 1809).
Datas, horários, locais e ingressos:
- dia 28 de março de 2014 (sexta-feira) – palestra do maestro Osvaldo Colarusso às 19h15 e concerto às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada);
- dia 29 de março de 2014 (sábado), às 18h30, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Praça Tiradentes), em homenagem ao aniversário de Curitiba. Entrada franca.
Aniversário de 321 anos de Curitiba
Início das comemorações dos 40 Anos da Camerata Antiqua de Curitiba.
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Luís Otávio Santos, na abertura da temporada 2014 de concertos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. No programa está a “Missa Lord Nelson” (ou “Missa in Angustiis”), do austríaco Joseph Haydn (1732 – 1809).
Datas, horários, locais e ingressos:
- dia 28 de março de 2014 (sexta-feira) – palestra do maestro Osvaldo Colarusso às 19h15 e concerto às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada);
- dia 29 de março de 2014 (sábado), às 18h30, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Praça Tiradentes), em homenagem ao aniversário de Curitiba. Entrada franca.
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