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CURITIBA

Curitiba em suas mãos
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Camerata inicia comemorações de 40 anos com celebração do aniversário de Curitiba

Nesta sexta-feira (28), às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a Camerata Antiqua de Curitiba inicia as comemorações de seus 40 anos de existência com a execução da “Missa Lord Nelson” (ou “Missa in Angustiis”), do compositor austríaco Franz Joseph Haydn (1732 – 1809), sob a regência do maestro mineiro Luís Otávio Santos. O concerto de abertura da temporada 2014 de espetáculos do grupo curitibano, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, terá nova apresentação às 18h30 de sábado (29), na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em homenagem a Curitiba, no dia em que a cidade completa 321 anos.


O espetáculo na Capela Santa Maria contará com as presenças dos fundadores da Camerata Antiqua, Roberto de Regina – também maestro emérito do grupo – e da cravista Ingrid Aide Müller Seraphim, que serão homenageados na ocasião, juntamente com o violinista Walter Hoerner, que integra a Camerata Antiqua desde a sua primeira formação. Nesse dia, a performance da Camerata será antecedida pela palestra do maestro paulista Osvaldo Colarusso, às 19h45. O músico tem atuado frente às principais orquestras do país, acumulando a regência de mais de 500 concertos. A iniciativa de acrescentar comentários de um profissional da música tem por objetivo permitir uma melhor apreciação do programa, revelando ao público detalhes da produção.
O regente convidado para o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, Luís Otávio Santos, enfatiza a dificílima interpretação da “Missa Lord Nelson”, uma das obras mais importantes do repertório da Camerata. Considerada de grande virtuosismo, a peça datada de 1798 marca a maturidade musical de Haydn e é extremamente dramática em seu contexto melódico e rítmico, valorizando todas as emoções.
Cantores convidados – Para a apresentação da “Missa Lord Nelson”, um dos últimos e monumentais trabalhos sacros de Haydn, a Camerata Antiqua de Curitiba contará com a participação de cantores que desenvolvem carreiras internacionais. A soprano argentina Graciela Oddone exibe em seu currículo inúmeras óperas e concertos de todos os períodos musicais, com atuações em diversos países europeus. Outra convidada é a paulista Adriana Clis (meio-soprano), que estudou em Moscou (Rússia) e Milão (Itália), também acumulando apresentações na França e na Alemanha.
No naipe de vozes masculinas estão o tenor catarinense Marcos Liesenberg e o barítono austríaco Norbert Steidl, atualmente residindo no Brasil. Com trabalhos desenvolvidos na Áustria, Alemanha e Itália, Marcos Liesenberg é um dos destaque no cenário lírico nacional, cantando nos principais teatros e com as mais notáveis orquestras brasileiras. Nascido em Lienz (Áustria), Norbert Steidl é mestre em canto pela Universidade Mozarteum de Salzburg, tendo se apresentado em numerosos concertos na Europa e Ásia, dominando um vasto repertório camerístico.
O regente – Luís Otávio Santos é formado em violino barroco pelo Koninklijk Conservatorium Den Haag (Holanda). Nos 15 anos em que morou na Europa, o músico atuou em destacados grupos, sendo spalla e solista, desde 1992, da renomada orquestra barroca belga “La Petite Bande”, dirigida por Sigiswald Kuijken. Com a orquestra tem realizado turnês por toda Europa, China, Japão, México, Argentina, Colômbia e Chile, além de gravar dezenas de CDs e programas para as televisões belga, francesa e japonesa.
O músico ainda liderou outros conjuntos europeus, entre eles “Ricercar Consort” (direção de Philippe Pierlot), “Le Concert Français” (direção de Pierre Hantai), “Nederlandse Bachverening” (direção de Gustav Leonhardt) e “Den Haag Baroque Orchestra”. Foi professor de violino barroco na “Scuola di Musica di Fiesole”, em Florença (Itália), de 1997 a 2001, e no “Conservatoire Royal de Musique de Bruxelles”, de 1998 a 2005.
Na sua discografia solo destacam-se a integral das Sonatas de Johann Sebastian Bach, ao lado do cravista Peter-Jan Belder, para o selo holandês Brilliant; As Quatro Estações de Vivaldi com La Petite Bande, pelo selo belga Accent; e as Sonatas para violino de J. M. Leclair, para o selo alemão Ramée, gravação que recebeu o prêmio “Diapason d´Or”, a maior distinção francesa concedida a um registro fonográfico. 
Luís Otávio Santos integra o conselho artístico da Camerata Antiqua de Curitiba, além de responder pela direção artística do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG), que tem mais de 20 anos de história. Nesse evento é também regente da Orquestra Barroca do Festival, que já gravou nove CDs e um DVD com obras brasileiras e europeias, em registros inéditos no Brasil.
Em 2007, Luís Otávio Santos foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura por seu envolvimento com a cultura nacional e reconhecimento à carreira internacional. Também é fundador e coordenador do Núcleo de Música Antiga da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, no qual ministra aulas de violino barroco desde 2008.
A Camerata – A Fundação Cultural de Curitiba festeja, neste mês de março, as quatro décadas de sucesso da Camerata Antiqua de Curitiba, um de seus grupos artísticos permanentes e símbolo musical da cidade, nascido em 1974. De apresentações pelo Brasil e pelo mundo, a Camerata Antiqua acumula mais de mil espetáculos, além de ter sido o embrião da Oficina de Música de Curitiba, evento que desde 1983 transforma a cidade, no mês de janeiro, em palco para músicos brasileiros e de vários outros países.
Ao longo dos anos, a Camerata Antiqua conquistou a posição de verdadeira instituição da música, no Brasil, contribuindo para o nascimento de nomes importantes da música nacional e até internacional. O grupo gravou oito elepês e seis CDs, com um repertório que abrange composições dos grandes nomes da música erudita universal.
O Coro da Camerata Antiqua desenvolve, desde 1982, uma carreira paralela, da mesma forma que a parte instrumental da Camerata passou a ser chamada, a partir de 1989, de Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Dessa forma, a Camerata Antiqua mostra que versatilidade na execução da música antiga e contemporânea é elemento fundamental de um trabalho contínuo, verdadeiro legado à cultura brasileira.
A Camerata Antiqua de Curitiba levará ao público, ao longo de 2014, alguns dos mais marcantes concertos de sua vitoriosa trajetória de quatro décadas. Até o final do ano, serão 31 concertos da Camerata e de seus grupos independentes, Coro e Orquestra, contando como convidados com regentes e solistas brasileiros e estrangeiros, além de 17 apresentações didáticas do programa “Música pela Vida”, atendendo a diferentes instituições sociais.
Serviço:
Aniversário de 321 anos de Curitiba 
Início das comemorações dos 40 Anos da Camerata Antiqua de Curitiba.
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Luís Otávio Santos, na abertura da temporada 2014 de concertos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. No programa está a “Missa Lord Nelson” (ou “Missa in Angustiis”), do austríaco Joseph Haydn (1732 – 1809). 
Datas, horários, locais e ingressos: 
- dia 28 de março de 2014 (sexta-feira) – palestra do maestro Osvaldo Colarusso às 19h15 e concerto às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada);
- dia 29 de março de 2014 (sábado), às 18h30, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Praça Tiradentes), em homenagem ao aniversário de Curitiba. Entrada franca. 

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