XV

CURITIBA

Curitiba em suas mãos
.......

RG`s em 2015 poder ser feitos em cartórios do Paraná


O ano de 2015 começa com mudanças em alguns setores no Paraná. O Estado vai ser o pioneiro na emissão de carteiras de identidade em cartórios. A Partir de Janeiro os cartórios de Registro Civil terão a possibilidade da emissão deste documento, além de facilitar a vida do cidadão que não precisará mais enfrentar filas presenciais ou listas de espera para agendar a emissão de RG’s nos atuais postos do Instituto de Identificação. Com este novo sistema não muda a questão de custas uma vez que a primeira é gratuita. A assinatura do convênio aconteceu nesta segunda feira 08 de dezembro, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Praça Nossa Senhora da Salete s/n), na sala do Órgão Especial do TJ-PR.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR).
Atualmente, a população paranaense dispõe de uma rede de 38 postos – 14 em Curitiba – do Instituto de Identificação distribuídos em 20 municípios do Estado. Em outras cidades existem convênios com as Prefeituras locais para a emissão de RG’s que pouco a pouco serão substituídos pelos cartórios destes municípios.
Os prazos para a emissão dos documentos, cujo agendamento hoje chega a mais de 20 dias de espera em Curitiba e região metropolitana, não será maior do que três dias.
Outra novidade disponibilizada aos cidadãos será a transmissão eletrônica de certidões, que permitirá a um cidadão que nasceu em uma cidade como Chopinzinho, mas hoje mora em Curitiba, solicitar a segunda via de seu documento de nascimento, casamento ou óbito, no cartório mais próximo de sua residência ou trabalho, sem ter que necessariamente se dirigir ao cartório de origem do documento. Por meio de um sistema criptografo, o documento será transmitido eletronicamente ao cartório onde o cidadão realizou o pedido, para ser impresso, certificado e entregue no ato ao usuário.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário