XV

CURITIBA

Curitiba em suas mãos
.......

Curitiba já foi capital do Brasil

Por essa você não esperava, hein!? Que Brasília é nossa capital todo mundo sabe. Que o Rio de Janeiro também foi capital federal de nosso país talvez boa parte da população saiba. Alguns poucos sabem que Salvador também foi nossa capital… Mas… “Curitiba capital do Brasil?” Sim! Agora anote aí um assunto pra te fazer ter alguns minutos de atenção nas rodas de conversa: Curitiba já foi oficialmente a capital do Brasil.


Entre 24 e 27 de março de 1969, durante a ditadura militar, a cidade de Curitiba foi capital brasileira. A mudança ocorreu porque Curitiba foi uma das poucas capitais brasileiras que não se opôs ao regime militar e foi uma sugestão da esposa de Costa e Silva, o presidente do Brasil à época dos fatos. Por ser curitibana ela o convenceu a transferir a capital federal para Curitiba, para fortalecer os políticos daqui que eram favoráveis à ditadura militar.

A mudança ocorreu no auge da repressão instaurada pelo regime militar, visto que o famoso Ato Institucional 5 (AI-5), o mais duro golpe do regime militar, fora decretado em dezembro de 1968.
O palácio Iguaçu, hoje sede do governo do Paraná, abrigou o poder executivo, e os ministérios e as forças armadas foram transferidos para outros locais da cidade. É incontestável que Curitiba foi de fato capital do Brasil, porque todas as mudanças e instalações, apesar de terem durado apenas quatro dias, foi solene e se realizou com decretos e tudo, como mandava a Constituição que vigorava na época.
Essa descoberta veio por meio de uma pesquisa intitulada “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, realizada por Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do Paraná.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário