A nova ponte sobre o Rio Barigui, na divisa entre os bairros de Santa Quitéria e Campo Comprido, foi liberada pela Prefeitura de Curitiba para uso da população na manhã desta terça-feira (11), logo após sua instalação.
A ponte tem 30 metros de extensão e pesa quase 3 toneladas. A enorme estrutura de treliça metálica foi transportada já pronta até o local no sábado (08), quando começaram os trabalhos de instalação.
“A retirada da ponte dificultou muito a vida da gente, principalmente para quem reside no conjunto que fica de um dos lados da ponte. O pessoal que saía para trabalhar, os alunos que atravessavam a ponte para ir para a escola, todos tinham que dar um grande volta para pegar os ônibus. Agora, facilitou novamente a nossa vida. A nova construção é muito melhor que a anterior, de boa qualidade”, diz o motorista Sérgio Estevão Pereira, morador da região há oito anos.
“Agora vai ficar mais seguro para todos. De noite, a gente era obrigada a dar uma volta muito grande e corria o risco de ser assaltada”, completa Maria Helena Meireles da Silva, moradora do bairro há 50 anos.
Nos próximos dias, ainda serão feitos trabalhos de acabamentos na ponte, que receberá iluminação, novos acessos e também estruturas para impedir a passagem de motos e animais sobre o piso da construção.
A ponte foi construída em treliça metálica, com piso antiderrapante e galvanizada a fogo, fatores que garantem maior segurança para mães com carrinhos de bebês, pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas e também ciclistas e pedestres em geral. A estrutura é de alta durabilidade e sofre menos efeitos de corrosão.
A antiga ponte sofreu sérias avarias em setembro de 2013, devido à má utilização com a passagem de vários cavalos em um mesmo ponto do piso. Devido ao excesso de peso, houve o desalinhamento da estrutura, a derrubada do piso e a inutilização da passarela. Todos esses fatores levaram à retirada da ponte em novembro de 2013.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
0 comentários:
Postar um comentário