XV

CURITIBA

Curitiba em suas mãos
.......

História e Coleção de Figurinha do Zequinha do povo Paranaense

Balas Zequinha – Para quem é do Paraná, marcou a geração de muitos paranaenses.
Fundada em 1920 a fabrica Brandina de quatro irmãos poloneses e lançado em 1929. As balas produzidas eram embrulhadas em papel com a figura do palhaço nas mais diversas profissões e situações inusitadas.
Quem não brincou de “Bafo” e ganhou e perdeu para seus amigos as famosas figurinhas do Zequinha ?

A priori, foi criada apenas 30 figuras, logo após 50. O desenhista era o Alberto Thiele da Impressora Paranaense. Logo após Paulo Carlos Rohrbach fica encarregado de assumir o desenho e a coleção para a ter 200 figurinhas.
Em 1948 foi vendida aos irmãos Francheschi (Franceschi & Cia Ltda, de Romar e Radi Franceschi) e, posteriormente, em 1955, assume a fábrica Elisio Gabardo e Plácido Massochetto.
Em 1967 Zigmundo Zavatski compra o direito da marca e a relança. Em 1986, a J. J. Promoções, de Jeferson Zavatski e João Iensen, recomeça a explorar a marca “Balas Zequinha”, oferecendo pacotes de figurinhas com as figurinhas do Zequinha junto com doces, já para preencher o álbum próprio
Em 1979 , o Governo do Paraná lança a campanha do clube do Zequinha , para melhorar a arrecadação de ICM, com algumas figuras já adaptadas aos novos tempos (ecologia, trânsito, etc). Foi feita uma releitura do visual do personagem, modernizando-o, mas sem ofender o conceito original.

Confira o vídeo da TV Sinal com a história do das Balas e Figurinhas Zequinha.


Seleção com algumas figurinhas do numero 17 ao 32 das Balas Zéquinha


Zequinha Grande Gala – PR » DOCTV 2





# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário