XV

CURITIBA

Curitiba em suas mãos
.......

Greve paralisa atividades em 70% das escolas em Curitiba, diz prefeitura

Mais de 130 escolas não tiveram aula na manhã desta segunda-feira (17).
Diretoria do sindicato se reúne com representantes da prefeitura


Professores da rede de ensino de Curitiba realizaram uma passeata nesta segunda-feira (17), primeiro dia de greve (Foto: Ana Zimmermann/ RPC TV)
A greve dos professores da rede municipal de ensino de Curitiba deixou 131 escolas fechadas durante a manhã desta segunda-feira (17), primerio dia de mobilização, segundo a prefeitura de Curitiba. Em outras 19 escolas, o funcionamento foi parcial e apenas em 26 os alunos tiveram aulas normalmente. Ao todo, são 184 escolas municipais na cidade com cerca de 100 mil estudantes.
De acordo com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), os servidores pedem a contratação de mais professores, mudança na jornada das escolas do 6º a 9º ano e uma proposta de enquadramento no Plano de Carreira dos professores municipais que valorize o tempo de serviço.
Durante a manhã, os professores protestaram com cartazes e faixas pelas ruas de Curitiba. A caminhada saiu da Praça Santos Andrade, no Centro da cidade, e terminou em frente à Prefeitura de Curitiba com um almoço comunitário entre os grevistas.
Em entrevista à RPC TV, o prefeito Gustavo Fruet disse que está trabalhando para ampliar o quadro de professores. “A ideia este ano é contratar pelo menos mais 700 professores”, contou o prefeito. Fruet ainda explicou que tem como objetivo contratar os servidores que estão como temporários.

Sobre o plano de carreira, o prefeito disse que há desinformação por parte dos professores. “Estamos mudando o plano, não vamos acabar com o quinquênio. Não vamos dar a progressão só por salário, isso é um equívoco. Vamos estabelecer outros critérios para avanço”, complementou.
Nesta tarde, representantes do sindicato da categoria e os secretários dos Recursos Humanos e de Educação estão reunidos para negociar as reivindicações dos professores. Até a publicação desta matéria, a reunião não tinha acabado.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário