Fabrício Roncca criou coleção de projeto de móveis inspirados no arquiteto.
Obra que lembra o Museu Oscar Niemeyer ficou em 2º lugar em prêmio.
O designer Fabrício Roncca, de Londrina, no norte do Paraná, criou uma coleção de móveis inspirados em obras do arquiteto Oscar Niemeyer. As peças foram criadas para o Prêmio Brasilidade Industrial, que teve o resultado divulgado no dia 5 de fevereiro. Roncca ficou em segundo lugar com o design de uma cadeira inspirada no Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba.
A coleção teve mais cinco peças: dois sofás, inspirados no edifício Copan e no Memorial Juscelino Kubitschek; duas poltronas, com referencias aos palácios da Alvorada e do Planalto; e uma namoradeira com aspectos da Marques de Sapucaí.
Os projetos tiveram a coautoria do estudante de design Thiago Pagliari. “O legal é que o prêmio permitiu uma liberdade na criação. Como sempre admirei o trabalho do Niemeyer, resolvemos fazer essa homenagem a ele”, diz Fabrício Roncca.
O designer, que também é arquiteto, conta que Niemeyer sempre foi uma grande inspiração na sua carreira. “Ele tem uma ligação muito forte com a natureza, a figura humana, a mulher. E isso é que levo no meu estilo", diz.
A cadeira inspirada no MON ganhou o nome de “Occhio” (olho, em italiano). Apesar disso, Roncca conta que a intenção de Niemeyer não era fazer um “olho” na obra do museu. “A intenção ali é simbolizar a araucária, que é uma árvore símbolo da região. Se você observar a obra com essa perspectiva, vai perceber que tem sim a ideia de uma árvore. Porém, com o tempo, o local acabou ganhando esse apelido de ‘museu do olho’”, explica.
O vencedor do prêmio foi o projeto “Cadeira Tímida”, de Pedro Paulo Venzon Filho. Ao todo, 90 projetos de todo o Brasil se inscreveram na disputa do prêmio. Os dez finalistas foram avaliados por um júri que contou com a presença de Alessandro Mendini, Francesco Mandini e Vanni Pasca. Segundo Roncca, os três estão entre os mais importantes designers do mundo. “Ter sua peça bem avaliada por eles é muito gratificante”, comemora.
0 comentários:
Postar um comentário